JORNAL PÚBLICO | 10 DE MARÇO DE 2018

FUGAS

Vinha do Contador com chancela “Grande Júri”

95 Vinha do Contador Grande Júri Tinto 2011 Global Wines Castas: Touriga Nacional (60%), Alfrocheiro (20%) e Tinta Roriz (20%) Graduação: 14,5% VOL Região: Dão

No passado dia 20 de Fevereiro, a Global Wines reuniu em Santar um conjunto de críticos, jornalistas e sommeliers, portugueses e estrangeiros, para um desafio original: pontuarem a nova colheita do Vinha do Contador Tinto 2011. Se o vinho ultrapassasse os 94 pontos, seria rotulado como Vinha do Contador Grande Júri; se obtivesse 94 pontos ou menos, sairia para o mercado apenas como Vinha do Contador. Para dar seriedade ao desafio, a Global Wines mandou produzir os dois rótulos (foram cheias 5200 garrafas).

A ideia foi boa, mas sofreu de um pecado original: antes da prova, a empresa anunciou que aquela colheita, na opinião dos enólogos da casa, tinha sido a melhor de sempre. Quer se queira quer não, uma informação deste tipo tem sempre influência em quem prova. Ainda assim, houve quem atribuísse menos de 80 pontos ao vinho. E também quem tivesse dado 100 pontos. O resultado final ficou-se pelos 95,3 pontos e o vinho foi rotulado na hora como Vinha do Contador Grande Júri. E o seu preço também duplicou na hora. Bom marketing é isto.

Para permitir a comparação, provaram-se também as colheitas de 2004 (a primeira a ser comercializada), 2008 e 2009. O novo Vinha do Contador Grande Júri está entre o 2008 (mais fresco e vigoroso) e o 2009 (mais maduro e polido). É um tinto com um bouquet muito rico e apelativo, povoado de sugestões balsâmicas, fruta do bosque, algum floral, especiarias, chocolate. Na boca, é fogoso e apimentado, mostrando taninos vigorosos e afiados, que lhe dão raça, e uma acidez belíssima. Sendo um vinho denso e maduro, na linha das colheitas anteriores, o que acaba por surpreender e sobressair quando o engolimos é mesmo o seu imenso frescor. Qual é o segredo? A velhice da vinha e o fulgor refrescante da Touriga Nacional, que mostra neste vinho magnífico por que razão é a melhor casta tinta do país (desde que usada em lote).

Fugas – Jornal Público | 10 de Março de 2018 | Pedro Garcias